05 setembro 2006

Reciclagem, é tão fácil...

...façam um esforço!!

A propósito do post da Insueto http://insueto.blogspot.com aqui vem a lenga-lenga do costume... reciclam o vosso lixo?? Se sim passem este parágrafo, se não... ai ai ai!!
Vou dar umas dicas de como fazemos lá em casa...
Existe um caixote do lixo vulgar... depois ao lado há um saco de plástico para colocar no contentor amarelo, e um saco de papel (daqueles das lojas) para colocar no contentor azul... experimentem e vão ver que enchem logo os sacos!! e assim apercebem-se da quantidade de lixo que pode ser reciclado...

Ah!, para ajudar existem embalagens que já dizem a que 'côr' pertencem, parabéns á NÉSTLE pela ajudinha!!

E agora uma coisa que desconhecia, mas fui procurar nos posts antigos da Insueto e tomo a liberdade de fazer um copy/paste, acho que ela não se importa...
"Muitos de nós têm o hábito de despejar o óleo dos fritos nos ralos (seja na pia, no lava-loiças etc.). Pois parece que, de acordo com uma mensagem que recebi, este é um comportamento constante, que prejudica o meio ambiente e que pode ser facilmente evitado.
Em vez de deitarmos o óleo nos ralos, basta despejá-lo numa garrafa de plástico inutilizada, fechá-la devidamente e juntá-la ao restante lixo orgânico.
Segundo o técnico ambiental que divulgou esta notícia - que está a circular pelos e-mails -, ao colocar as garrafas juntamente com o restante lixo orgânico, quem faz a triagem trata de as vazar para o local adequado. Assim, evita-se que o óleo dos fritos vá, jntamente com os esgotos,para uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), e, portanto, economizam-se os milhares de euros destinados ao seu tratamento.
A relação quantidade de óleo / contaminação da água é assustadora: "um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos".
A água é um bem essencial à vida e se não a protegermos avizinha-se um futuro negro. Eis uma forma tão simples de nos ajudarmos: sim, ajudar-nos a nós, porque é a nossa saúde e o nosso bem-estar que está em causa."

Só fico aqui com uma duvida, devemos pôr a garrafa com óleo junto ao lixo normal?? E de certeza que este sofre uma triagem?? Huummm..... tenho que averiguar bem isto!!

Beijinhos, e obrigada Insueto, desculpa lá o abuso!! mas é para o nosso bem!! ;)

5 comentários:

  1. Eu reciclo o meu lixo :)
    Infelizmente, há tão pouca gente a faze-lo.

    ResponderEliminar
  2. Primeiro: Eu reciclo o meu lixo.
    Segundo: De vez em quando tenho boas ideias, assim a modos de 5 em 5 anos, mas lá ter tenho e não consto na lista. Que pena!
    Agora a sério: adorei a seriedade seste espaço. Parabéns

    ResponderEliminar
  3. Eu tb reciclo o lixo.. óleos uso muito pouco na minha alimentação, mas questiono-me sobre o mesmo que tu.

    :)**

    ResponderEliminar
  4. oi...

    Eu sou uma adepta convicta da reciclagem. Sempre fui educada assim, por isso faz parte da minha vida.
    perdidosemafrica.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá ! Peço desculpa pela "invasão", mas em relação ao assunto que é, achei por bem, escrever um comentário ...

    Pode ser colocado, numa garrafa, mas a triagem pode, muitas vezes, não ser eficaz ...

    Existem alguns Ecopontos, que já têm disponível a variante "óleos", mas infelizmente, não são muitos.

    E se alguma vez, ouvirem dizer que na triagem, despejam o conteúdo para o local apropriado (sim, isso é verdade, quando as garrafas não rebentam com os trituradores, e compactadores), e que colocam a garrafa de plástico para reciclar (mentira, porque com o óleo, o plástico fica "contaminado", sendo a sua reutilização impossível).

    O melhor método, é "ensopar" jormais antigos, ou papel que já não queiram, e colocar num saco, no lixo chamado "orgânico", como na sua maioria, os lixos orgânicos, são incinerados, o problema não é tão grave.

    Ou então, outra maneira, se conhecerem alguém com oficina de automóveis, ou se tiverem alguma na vizinhança, podem sempre levar a "garrafinha" de óleo queimado, até lá, e pedir gentilmente que juntem o nosso óleo, ao deles !

    Sou uma grande apologista da reciclagem, e já à muito tempo que é uma norma na minha casa ... até em questões de re-aproveitamento de águas, etc ... Temos que poupar o planeta, e infelizmente ainda, não existem muitas pessoas a pensarem nesse assunto com seriedade, porque acham que ainda têm muito tempo ...

    Gostei do Blog ...

    Beijinhos a todos

    ** Hasta **

    ResponderEliminar