10 novembro 2006

Diz assim...



"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda."

in Pássaros Feridos gentilmente aconselhado por Lúcia.

Será mesmo assim, pergunto eu?? Será que só com esforço e sofrimento conseguimos atingir a perfeição? O preço a pagar será assim tão alto??

Nem sempre (respondo eu!), o que se passa é que quando nos esforçamos ou quando temos que pagar um preço demasiado alto para conseguir algo damos-lhe um valor muito maior. Até pode ser uma coisinha insignificante para os outros (e não o canto mais belo!!) mas para nós e pelo que nos custou tem um valor especial. Por outro lado, ás vezes, as coisas mais valiosas, mais importantes acontecem-nos ou aparecem-nos á frente sem fazermos nada por isso e não lhes damos o devido valor.

O sofrimento não é o mais importante, o importante é valorizar aquilo que temos... seja a alegria, a saúde, os familiares e até os bens materiais, o emprego.... e por aí fora!!

Beijos!!!

5 comentários:

  1. Apenas conseguiremos ser felizes se nos entregarmos totalmente, sem limites... deixando para trás as hesitações, as inseguranças... a felicidade não se constrói com pedaços, constrói-se como um todos, magnífico, incrível...
    Nem todos teremos o privilégio de conhecer a verdadeira felicidade, de cantar o canto sublime do "pássaro ferido"... mas ouvi-mo-lo... e sentimo-nos na sua dor!!

    ResponderEliminar
  2. Escreve a cartita com o puto, vais ver que quando ele receber a resposta fica todo contente, é fixe B.

    Beijocas aos dos.

    ResponderEliminar
  3. É melhor nem pensar na justiça deste mundo...
    Toda a minha vida esforcei-me para algo e nunca consegui atingir o que queria, era sempre no último instante que me puxavam o tapete e lá ia a Bina de volta á estaca zero.
    Mas levantei-me sempre, com mais ou menos dificuldade mas consegui.. mas esta sexta-feira foi demais!
    Vou estender-me na minha caminha a ver o Corvo (filme da minha juventude e grande inspiração) e não me vou lembrar que consegui acertar em todos os n.ºs do Euromilhões.. mas em quadrados distintos :(

    ResponderEliminar
  4. Pois é, mas sem a lente de aumento do sofrimento, muitas vezes somos cegos à harmonia que nos rodeia. Além disso, o que é a perfeição se não o passo à frente que logo se desloca quando finalmente o damos, qual utopia inacessível à humanidade. Porque somos seres insatisfeitos por natureza.

    Gostei do teu blog. vim aqui pelo rascunho.

    ResponderEliminar
  5. E hoje dei por mim neste blog (http://lobitas.blogspot.com/) e ainda dou mais razão ao texto que citaste. Beijinhos.

    ResponderEliminar