08 fevereiro 2009

...na minha opinião...



O Pedro no seu blog abordou um tema bastante discutível... a pontuação que damos ás nossas leituras!! Achei que havia tanto a dizer sobre isso que em vez de comentar 'posto' sobre o assunto... (desculpa lá o abuso Pedro!!)




Ao colocar uma pontuação, no meu caso de 1* a 5*, refiro-me simplesmente ao prazer que senti ao ler aquele livro, naquele momento. Simplesmente!!




E 'simplesmente' porque não me sinto habilitada para fazer qualquer tipo de critica literária.




O leitor deve, ao acompanhar o blog, perceber que tipo de leitora sou e identificar-se ou não com as minhas leituras e com as minhas pontuações.




E tudo isto é muito dúbio... nunca vos aconteceu sentir que não é o momento de ler determinado livro?? Ou sentir que um livro veio na altura certa porque estamos a viver situações semelhantes?? Ou que o livro veio esclarecer algumas duvidas que sentimos no momento... mas se for lido uns anos mais tarde já não fará sentido?




Eu, ultimamente, tenho tanto em que pensar na minha vida, que quando penso num livro para ler... só me apetece qualquer coisa relaxante, uma história bonita, envolvente... nada que me traga ainda mais problemas!!




Já tive aquela fase em que buscava respostas na literatura... neste momento, irritam-me aqueles livros que nos tentam 'ensinar a viver'...




Bem isto só para dizer que todos nós temos diferentes estados de espírito e temos que respeitar os gostos dos outros... e só o facto de lermos, o que quer que seja, e 'blogarmos' sobre isso é muito bom!!!




Ainda outra coisinha...




é muito esquisito (até para mim!!!) dar um 4* a uma Nora Roberts ou a uma Sveva, por exemplo! Aí os 'experts' da literatura até devem ficar 'em órbita', "se este tem 4* o que é que esta 'gaja' dá a uma verdadeira obra-prima???"




Amigos... se tem 4* é porque me deu imenso prazer lê-lo!!

E agora o melhor...




Fui á Fnac... e tive uma ideia brilhante!!! Porque não antecipar um pouco o dia dos namorados e comprar qualquer coisa que me deixe realmente feliz??? ...e poupar essa preocupação ao 'gajo'!!




...ele concordou!! Então hoje ganhei este...






(um conselho vosso, leitores e conselheiros!!)




...e este...


(um conselho de uma colega de trabalho)

Depois comento!!

Bjs e Boas Leituras!!!

8 comentários:

  1. oh, "memórias esquecidas" foi o que menos gostei... :-/ Os melhores são "para a minha irmã" e "tudo por amor"...

    ResponderEliminar
  2. Oh Flicka!! Não digas isso... Acho que me baralhei!!

    ResponderEliminar
  3. Tens razão... fica para a próxima!! :(

    ResponderEliminar
  4. O "Memórias esquecidas" foi o 1º e até agora único livro da autora e olha que gostei!
    Desejo-te umas excelentes leituras com estas prendas antecipadas :-)
    Sandra do blog Vidas Desfolhadas

    ResponderEliminar
  5. Sabes, concordo contigo qdo dizes que a classificação que damos aos livros é completamente pessoal!
    E sim, gostar ou não de um livro depende totalmente da altura em que o lemos.
    Por ex., ainda há pouco tempo reli um livro que considerava um dos meus favoritos, desde a adolescência... que desilusão!
    Tal como nós crescemos e evoluímos, os nossos gostos como leitores tb crescem e evoluem.
    É claro que existem livros intemporais, extraordinários, que nunca nos poderiam desiludir, mas a verdade é que a pontuação que dou aos livros que leio depende do meu estado de espírito qdo os leio. Afinal, como tu!

    (Boa comprita, essa a do dia dos Namorados! Jodi Picoult nunca nos desilude! ;)

    ResponderEliminar
  6. Sandra, tens que ler os outros da Jodi Picoult!!!

    Completamente de acordo Ferncarvalho!!

    ResponderEliminar
  7. Quanto à questão da pontuação acho que esta muitas vezes pode influenciar mais quem lê a nossa opinião do que a opinião em si. Como também não sou detenho qualquer tipo de talento literário, nem sou credenciada para criticar as obras de outro, abstenho-me de classificar os livros que leio.
    Resumindo, as classificações, e como tão bem explicas, são muito influênciadas pela nossa perdisposição para o tipo de leitura que temos nas mão, a qual, por sua vez é influenciada pelo nosso estado de espírito (algo mutável), pelo que vou continuar a não pontuar as obras de leio.

    ResponderEliminar
  8. Não me importo nada e acho que fizeste muito bem em ter aproveitado o tema! ;D

    Eu já tenho a escala a usar. Entretanto, acho que já expressei a minha opinião no meu blogue (só para não estar a repetir tudo de novo, estou preguiçoso xPP).

    ResponderEliminar