31 janeiro 2009

Sveva Casati Modignani



****** Feminino Singular - Sveva Casati Modignani

É Sveva... naturalmente uma bela história de vida(s).
Gostei... gosto sempre dos livros desta autora, são leves... são bonitos exemplos de vidas normais transformadas em algo vivido com muito sentimento... isto é, realmente vivido!!
Neste livro fala-nos de uma grande mulher cheia de coragem e vontade de viver para as filhas nunca se esquecendo de si própria, da mãe... e sobre os caminhos que a vida pode tomar, saber aceitá-los com alegria e força para seguir em frente.
Uma história vulgar mas contada de uma forma que só Sveva sabe...
Aqui fica a SINOPSE:
"Martina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas...No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher - gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles.A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior - a maternidade."
Bjs!! E boas leituras...

26 janeiro 2009

Jodi Picoult



*****

São as 5 estrelas!!

A última estrela é a nível pessoal, isto é, acho que pelo facto do tema me dizer muito e ter muito a ver com quem tem filhos em idade escolar, os medos (terrores!!) de que o nosso filho possa não se integrar bem... acho que influencia muito a última estrelinha...

Adorei o livro!! O tema, a descrição das personagens, o desenrolar dos acontecimentos... tudo!!

Fiquei fã de Jodi Picoult e vou sem dúvida ler outros livros dela.

Aqui fica a SINOPSE da editora...


"Mais uma vez, Picoult aborda um assunto delicado na sociedade contemporânea, um tiroteio no liceu, levantando perguntas como: o seu filho pode tornar-se num mistério para si? O que significa ser diferente na nossa sociedade? É justificável para uma vítima ripostar? E quem – se é que alguém – tem o direito de julgar outra pessoa?
Em Sterling, New Hampshire, Peter Houghton, um estudante de liceu com dezassete anos, suportou anos de abuso verbal e físico por parte dos colegas. O seu amigo, Josie Cormier, sucumbiu à pressão dos colegas e agora dá-se com os grupos mais populares que muitas vezes instigam o assédio. Um incidente de perseguição é a gota de água para Peter, que o leva a cometer um acto de violência que mudará para sempre a vida dos residentes de Sterling."

...onde se lê "o seu amigo, Josie..." deve ler-se "a sua amiga, Josie..."

Aconselho vivamente!!

Bjs e boas leituras!!

24 janeiro 2009

HARUKI MURAKAMI


Crónica do Pássaro de Corda
*****
E porque nem tudo são boas leituras, aqui vai este post...
Nem sei o que dizer... Murakami ou se ama ou se odeia!! E eu pertenco à segunda categoria...
Atenção, que se trata de uma obra-prima e não-sei-o-quê... (ver comentários no final do post) e esta é só a minha modesta opinião.
Eu tentei... eu obriguei-me a ler o livro até ao fim para ver onde me levava... não me levou a lado nenhum!! Nas entrelinhas... nada!! Não estou mesmo a ver onde ele vai buscar aquelas situações sem sentido, os personagens alucinados, o que nos quer dizer com aquilo... pffff!! O tipo parece que está pedrado a contar aquelas cenas e eu não estou na mesma onda...
A amiga Lucy do 'Folha de Rascunho' é grande apreciadora deste autor, portanto se querem ler bons comentários sobre ele passem por lá... ela é das melhores leitoras que conheço virtualmente... foi ela quem me 'obrigou' a ler o 'Toque de Midas' que amei!!! 'Uma casa na Irlanda' que amei!!!
Não sei porquê mas o Murakami não vai... não sei se foi este livro em especial, mas tenho a certeza que não vou ler mais nenhum deste senhor!!
SINOPSE:
"Toru Okada, um jovem japonês que vive na mais completa normalidade, vê a sua vida transformada após o telefonema anónimo de uma mulher. Começam a aparecer personagens cada vez mais estranhas em seu redor e o real vai degradando-se até se transformar em algo fantasmagórico. A percepção do mundo torna-se mágica, os sonhos invadem a realidade e, a poucoe pouco, Toru sente-se impelido a resolver os conflitos que carregou durante toda a sua vida. Este livro desenrola uma galeria de personagens tão surpreendentes como profundamente autênticas que, quase por magia, revelam o mundo quotidiano do Japão moderno e tão estranhamente familiar. Esta urbanidade vai, no entanto, respirando jazz,humor e uma nostálgica melancolia, misturadacom um idealismo em vias de extinção. Combina recordações de guerra com questões metafísicas,mistura sonhos e alucinações de contornos impressionistas numa viagem de descoberta pessoal.Entrelaçando diferentes camadas de realidade, ele vai dá uma forma especialà sua prosa, criando uma obra com a textura da seda, pontuada de reflexos de uma beleza ilusória. Crónica do Pássaro de Corda, ao qual foi atribuído o Prémio Yomiuri, é considerado, por muitos, a obra-prima de Murakami."
COMENTÁRIOS:
A obra-prima do maior escritor de culto da actualidade Prémios Noma, Tanizaki e Yomiuri«Fascinante, surreal, um romance de uma profunda originalidade, capaz de fazer perder o fôlego.» The Times

«Um fantástico cruzamento entre Woody Allen e Franz Kafka.» The Observer

«Respirando jazz, divertido e melancólico, Murakami é inteiramente um escritor do Japão moderno, nostálgico e de um idealismo em extinção.» The Washington Post

«Murakami é um escritor misterioso e absorvente.» Tereza Coelho, Os Meus Livros

«Murakami entrelaça as diferentes camadas de realidade que dão forma à sua prosa, criando uma obra com a textura da seda, pontuada de reflexos de uma beleza ilusória.» Independent on Sunday

«Murakami é um forjador de mitos para o milénio, dono de uma sábia pretensão.» New York Times Book Review
Como podem verificar os comentários são do melhor!!!
(Tipo a critica do Expresso aos filmes em exibição... se tiver 5 estrelas é melhor não irmos ver!!)
Bjs!! ...e boas leituras!! E desculpem lá a acidez de hoje ;)

21 janeiro 2009

Dezanove minutos...

...é só para dizer que o 'Dezanove minutos' está muito bom!!

Se calhar é exagero, mas este é dos melhores livros que já li!!

Talvez por ter um filho que entrou agora para o 1º ano... a iniciar a sua vida escolar... e isso me traz muitos medos... será que ele se adapta bem? ...será que ele é feliz na escola? ...será que tem amigos? ...haverá algum motivo para ele ter vergonhas? ...será ridicularizado nalguma situação?

É um tema interessante abordado de uma forma interessante. O que leva um jovem a cometer uma loucura daquelas?? Será a intimidação motivo para tal por si só??

E o que sentem os pais perante uma situação destas?? ...desilusão?? ...frustação?? No que é que os pais falharam??? ...será que falharam??

Trata-se de um livro que até agora levanta muitas questões que me interessam muito.

...daí a minha dúvida em dizer que é do melhor que já li!! Será pelo livro em si ou porque este tema me interessa bastante??

Bjs e boas leituras!!

18 janeiro 2009

A TROCA


...adorei!!
Achei que ia ser um filme daqueles que eu tinha que levar os Kleenex atrás, mas nem por isso... apesar do tema me afligir muito aguentei-me bem!! Até porque o filme consegue fugir áquela abordagem lamechas... gostei muito!!
Clint Eastwood em grande...
John Malkovich sembre bem...
Aconselho vivamente!!
Sim, Mónica, tens razão... faltava a Angelina!!
Achei muito bem, indicada para o papel... eu gosto do trabalho dela. Bonita, muito magra... mas bonita!! Gostei do guarda-roupa da época... E achei sinceramente que estava muito bem para o papel, moderada, sem exageros... Gostei!

15 janeiro 2009

GRAÇAS E DESGRAÇAS DA CORTE DE EL-REI TADINHO



***** (5 estrelinhas para todos os livros de ALICE VIEIRA!!!)
Hoje a sugestão é infantil... mas para todas as idades!!
A fabulosa escritora Alice Vieira encheu a minha infância de histórias maravilhosas, de irmãs Rosas que nunca tive, de andares em prédios, de chocolates á chuva e de fantasias engraçadas como esta que aqui sugiro, aqui fica o meu muito obrigada à autora!!
SINOPSE:
"Não se trata do retrato de mais um rei de Portugal. El-Rei Tadinho, sua futura mulher (uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa) e restante família vivem algumas desgraças ora do campo do quotidiano ora do fantástico. O rei oferece a filha (que não tem! — só mais tarde dá pelo engano) em casamento a um dragão; a única bruxa do reino, embora contrariada, decide ajudá-lo; o dragão engana-se e casa com esta última... É impossível não se achar graça, tal a ironia, a prodigiosa imaginação e o alucinante desenvolvimento. (A partir dos 8/9 anos)."
É mesmo com muito carinho que aconselho os livros desta escritora... ofereçam aos miúdos que conhecem pois é garantido!!
Bjs e Boas Leituras...

14 janeiro 2009

Amanhã é dia de auditoria lá no trabalho... o trabalho nestes dias é de loucos!! O tempo é pouco... mas andei pelos vossos blogs...

BOAS LEITURAS!!!

12 janeiro 2009

SETE VIDAS...



Fui ver este filme... e gostei!!

É muito bom, o Will Smith está muito bem. O desenrolar do filme está feito de uma forma muito interessante...

Gostei e aconselho!!

10 janeiro 2009



*****

A ILHA - VICTORIA HISLOP

Que livro!!! Adorei!!

Estive muito indecisa, quanto ao número de estrelas a dar... mas optei pelas 5 estrelas!! Acho que é do melhor dentro do género romance, está claro!!

Adorei pelo facto de nos dar a conhecer uma realidade completamente diferente e desconhecida de uma doença que só de dizer o nome nos faz arrepiar... lepra!! Mas que no fundo desconhecemos... e não foi assim há tanto tempo!!

Por vezes o que nos parece o pior cenário de todos torna-se numa agradável surpresa!!! Aplica-se à nossa vida, ao nosso dia-a-dia...

Gostei da abordagem do tema, gostei das personagens, gostei de Creta, gostei de aprender alguma coisa enquanto me deliciava a ler este livro!!

Aconselho vivamente... dentro do género 'romance-entretenimento'...

O 'The Observer' diz "Finalmente uma leitura de Verão com alma!"... pois sendo assim... o Verão é quando um homem quiser!! (péssimo comentário para a temperatura que se regista no momento...)

"Apaixonadamente envolvida pelo tema, a autora demonstra ter feito uma pesquisa meticulosa para apresentar os factos médicos" - The Sunday Times

"Uma leitura comovente e absorvente que nos toca o coração" - Evening Standard

"Lembra que o amor e a vida continuam mesmo nas circunstâncias mais extremas" Sunday Express

SINOPSE:

Num momento em que tem que tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, Alexis Fieldings está determinada a descobrir o passado da sua mãe. Mas Sofia nunca falou sobre ele, apenas contou que cresceu numa pequena aldeia em Creta antes de se mudar para Londres. Quando Alexis decide visitar Creta, a sua mãe dá-lhe uma carta para entregar a uma velha amiga e promete que através dela, Alexis vai ficar a saber mais. Quando chega a Spinalonga, Alexis fica surpreendida ao descobrir que aquela ilha foi uma antiga colónia de leprosos. E então encontra Fotini e finalmente ouve a história que Sofia escondeu toda a vida: a história da sua bisavó Eleni, das suas filhas e de uma família assolada pela tragédia, pela guerra e pela paixão. Alexis descobre o quão intimamente ligada está àquela ilha e como o segredo os une com tanta firmeza.

02 janeiro 2009



*****

A FILHA DA MINHA MELHOR AMIGA - DOROTHY KOOMSON

SINOPSE:

A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adopte a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?Uma viagem dolorosa e comovente de auto-conhecimento, uma leitura de cortar a respiração.

Gostei!! Gostei muito...

Trata-se de uma história muito emotiva... aliás, quando mete criançada, para mim... só com os kleenex ao lado!!

Foi um livro que me fez derramar uma ou outra lagrimita, mas também me fez dar umas boas gargalhadas!!

Uma leitura que não cansa e nos mostra um amor muito giro... inesperado e arrebatador!!

Gostei muito!!