03 janeiro 2011

Colleen McCullough - A independência de uma mulher






















****** (3/6)

Começo por dizer que Colleen McCullough trata-se de uma das minhas autoras de eleição.'Pássaros Feridos' e 'O Toque de Midas' são obras primas!!

Este livro, no entanto, não me agradou...
É-nos anunciado como uma sequela de 'Orgulho e Preconceito' de Jane Austen mas agora protagonizado por Mary, uma das filhas Bennet. Ao longo da história, parece-me que Mary perde o protagonismo, a autora leva-nos para outros assuntos e personagens sem dar enfâse a nenhum em particular...
Uma caracteristica desta autora são as suas obras longas e bem estruturadas que cativam o leitor até ao final, neste livro esta caracteristica não se evidenciou.

Achei engraçado a forma como a autora transformou o final 'felizes para sempre' de 'Orgulho e Preconceito', a relação de Elizabeth com Mr Darcy, de Mr Darcy com o filho, a frieza das relações, etc... no entanto isto não foi explorado, antes pelo contrário, a autora precipita-se e atenua este facto por vezes parecendo forçado o entendimento entre os personagens de forma a termos novamente um final feliz!! Pareceu-me forçado o novo entendimento entre pai e filho, a relação entre Elizabeth e Fitz, o desenlace da relação entre Mr Darcy e Ned Skinner... enfim!!

Se calhar estou a ser muito critica, mas esta autora está numa fasquia muito elevada e eu esperava mais deste livro...

Bem, já li opiniões positivas acerca desta obra, portanto, devem ler e dar a vossa opinião... na verdade não me consegui envolver com este livro!

Bjs e boas leituras!

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com cada palavra tua, este não é definitivamente o melhor da Collen, como bem já leste a minha opinião. ;o)

    ResponderEliminar