28 fevereiro 2016

SANGUE VERMELHO EM CAMPO DE NEVE 'INVERNO' - MONS KALLENTOFT

Imagem: WOOK. PT

****** (5/6)

Trata-se de um policial agradável. Uma forma de escrever muito centrada na investigação policial que a meu ver desenvolve lentamente. Julgo que no próximo volume se notará já alguma diferença, como é habitual neste género. Geralmente a escrita, o ritmo, as personagens, o enredo evoluem e tornam-se melhores nas obras seguintes. 
Gostei de Malin Fors, a nossa personagem principal, sem características nem traços de personalidade vincados. Usualmente os investigadores têm características que nos fazem criar uma empatia, ou pelas suas qualidades ou pelos seus defeitos ficamos apaixonados, neste caso isso ainda não aconteceu. O caso policial e os motivos que levaram aos acontecimentos não são extraordinários, são macabros sim e perturbadores.
Mesmo assim é um livro bom, falta-lhe qualquer coisa mas pode ser que essa falha seja colmatada com a continuação...
Vou ler o próximo volume e depois comentarei...

Boas leituras!

26 fevereiro 2016

Estante


Aqui fica uma foto da minha estante nova! 
Estes são os livros que estão na sala... os eleitos!
Em cima Robin Hobb... (que saudades do Fitz!). Guerra dos Tronos, que me entusiasmou muito inicialmente mas depois... estragou-se! Lesley Pearse e Isabel Stilwell. Ken Follett com os Pilares da Terra e Um Mundo sem Fim... adorei!
Depois temos os policiais mais actuais, Jo Nesbo e Camilla Lackberg. Dan Brown.
Em baixo:  Miguel Sousa Tavares, José Rodrigues dos Santos, Colleen McCullough (O Toque de Midas!! dos melhores de sempre!) e Kate Morton a minha autora de eleição actualmente!

Boas Leituras!!

23 fevereiro 2016

22 fevereiro 2016

JO NESBO


JO NESBO

Nasceu na Noruega em 1960. É músico, compositor, e um dos escritores de policiais mais elogiados e bem-sucedidos da Europa. Com os livros da série protagonizada pelo inspetor Harry Hole conseguiu um sucesso invejável quer no seu país de origem quer a nível internacional, recebendo elogios da crítica e do público. É traduzido em mais de 40 línguas, recebeu vários prémios literários e muitos dos seus livros atingiram os tops de vendas. Em Fevereiro de 2013 o Parlamento norueguês atribuiu-lhe o Peer Gynt Prize, que premeia uma personalidade ou instituição que se tenha distinguido na sociedade e tenha contribuído para valorizar a reputação da Noruega a nível internacional.
(Dom Quixote Editora)

Acompanho a serie 'Harry Hole' que adoro! Em Portugal começou por ser editado o 3º livro desta serie 'O Pássaro de Peito Vermelho' (D. Quixote) e foi aí que conheci Harry Hole o carismático detective 'imperfeito'... mais tarde foi publicado o 1º livro da serie 'O Morcego' que talvez por já conhecer as personagens e devido à evolução da escrita não achei que estivesse ao mesmo nível que as restantes obras. Agora, já em 2016, é editado o 2º livro da serie 'Baratas'... ainda não li!

Resumindo, a ordem correcta (que aconselho!) aqui fica:

#1 O MORCEGO
#2 BARATAS
#3 O PÁSSARO DE PEITO VERMELHO
#4 VINGANÇA A SANGUE FRIO
#5 A ESTRELA DO DIABO
#6 O REDENTOR
#7 O BONECO DE NEVE
#8 O LEOPARDO
#9 O FANTASMA

Estes livros foram leituras de 2015, a seguir e como forma de registo 'posto' cada livro classificando desde já com 6* todos... como conjunto! Porque gosto exactamente do conjunto, da continuação, da expectativa... dos laços que criamos com as personagens.

Boas leituras!



20 fevereiro 2016

PERDOA-ME - LESLEY PEARSE

(WOOK.pt)

****** (4/6)

Esta foi uma leitura, já de 2016, impulsionada pela leitura de 'De amor e Sangue' da mesma autora. Trata-se de uma história mais actual, de agradável leitura. Talvez por ter gostado tanto do livro anterior, da época em que se passa e dos personagens envolvidos achei este mais fraquinho... mas ainda assim agradável.

Boas Leituras!

17 fevereiro 2016

A ILHA DOS DESENCONTROS - ANITA SHREVE


****** (2/6)

Bem, antes de mais tenho que avisar que hoje foi dia de dentista e estou um bocado 'azeda'!
Comprei este livro porque estava com 40% de desconto e apetecia-me um livro leve... Já li outros livros da autora... Errado! Para mim chega de Anita Shreve!

Foi simplesmente desagradável ler este livro, não acrescentou nada. Uma escrita irritante, que passa de uma época para a outra, de um acontecimento para outro sem ligação... Os personagens sem 'sumo'...
Parece que é baseada num caso real sem resolução, mas a história criada pela autora deixa muito a desejar. Entretanto existem acontecimentos que tem que ser o leitor a deduzir, ficando sempre a pensar 'será que aconteceu mesmo?'...

E o final?? Muito mau!! Absolutamente desnecessário!! Parece que fica a intenção de surpreender o leitor... mas não surpreende, desilude ainda mais!!

Dou-lhe um razoável a cair para o mau! Pensei melhor, vai 2 estrelinhas! Mau!

Boas leituras! :(

16 fevereiro 2016

EASY MONEY - JENS LAPIDUS

(imagem: WOOK.pt)

****** (4/6)

Mais um autor nórdico nesta onda de policiais vindos do frio! Mas neste caso não me convenceu na totalidade.
Tive alguma dificuldade em assimilar os vários personagens e não criei empatia com nenhum em especial.

Sobre o autor:
'Jens Lapidus, nascido em Estocolmo em 1974, já foi comparado a James Ellroy e Dennis Lehane. Brilhante advogado criminal, extraiu das longas horas passadas nos tribunais a matéria bruta do seu primeiro romance - Easy Money - que apaixonou todos os países escandinavos (600 000exemplares vendidos só na Suécia) e cujos direitos de tradução foram vendidos para vinte e cinco países. Já foi adaptado ao cinema por Daniél Espinosa.' (Editora Casa das Letras)

14 fevereiro 2016

REENCONTRO COM O PASSADO - NORA ROBERTS

Imagem WOOK.pt
****** (5/6)

Gostei deste livro!! O enredo está muito engraçado, um início alucinante... achei coerente, a componente romântica em sintonia com a policial a que NR já nos habituou.
Talvez por ser um livro de 2012, e como se trata de romance contemporâneo, encaixa bem, geralmente os livros de NR quando são editados em Portugal já têm 15 ou 20 anos... ou então é quando eu os leio!! Também pode ser isso!!
No entanto, continuo a achar que existe falta de cuidado na revisão deste tipo de livro, gralhas, trocas no género dos personagens, etc... Não me levem a mal mas parece ser tratado como um género inferior, erradamente a meu ver.

Para mim ler Nora Roberts é puro entretenimento, preciso intervalar livros muito 'densos' com livros mais leves... e digo isto não no sentido depreciativo, mas como um momento de puro prazer!
É assim como... um prato de esparguete! Reconfortante! Todos sabemos que não é o mais saudável, não tem vitaminas nem proteínas... mas é necessário de vez em quando!! ; )
Depois desta fabulosa analogia, resta-me dizer que aconselho esta leitura!! Se nunca leram nada de Nora Roberts podem começar por este, não se vão desiludir!!

Bjs e boas leituras!


D. MARIA II - ISABEL STILWELL

(imagem WOOK)

****** (6/6)


Não quero saber se acham que eu dou as 6 estrelinhas a todos os livros que leio!! ;)

Adorei ler este livro! Foi um prazer imenso conhecer D. Maria II. e D. Fernando. Foi mais uma leitura de 2015, comprei o livro na Feira do Livro... mas acho que em 2014... estava lá a autora e só por vergonha não me coloquei na fila para ter os livros autografados!! Comprei também Ínclita Geração... e tenho ali na estante o D Amélia. Estes estão em lista de espera!

Beijos e boas leituras!!

13 fevereiro 2016

CATARINA DE BRAGANÇA - ISABEL STILWELL



****** (6/6)

Este livro foi uma leitura de 2015, apesar de estar na estante desde 2009... acho eu!! Não sei porque é que não foi opção... Enfim, cada livro tem o seu momento!!

Foi uma leitura interessante, uma forma de contar a História muito agradável. Eu adoro a escrita desta autora! Não é cansativa... é descontraída, agradável e com um toque de humor que só as figuras 'Reais' deste país nos poderiam dar!

Eu sei que parece exagero mas dou as 6 estrelinhas pelo gosto que me deu ler este livro, prazer e sensação que estamos a conhecer melhor as personagens da nossa História. E gostei tanto que peguei no D. Maria II logo de seguida...

Boas Leituras!

CAMILLA LACKBERG


Camilla Läckberg

Nascida em 1974, Camilla Läckberg licenciou-se na Universidade de Economia de Gotemburgo antes de se mudar para Estocolmo, onde foi economista durante alguns anos. Contudo, um curso sobre escrita criativa de livros policiais despoletou uma mudança drástica de carreira. Foi considerada a escritora sueca do ano em 2004 e 2005, e os seus quatro primeiros livros atingiram o primeiro lugar no top de vendas da Suécia. Actualmente, a autora vive com os dois filhos em Estocolmo.
(fonte: http://www.wook.pt/authors/detail/id/837061)

SITE OFICIAL: http://www.camillalackberg.com


Publicações em Portugal:
(na minha opinião devem ser lidos pela ordem de publicação)


A PRINCESA DO GELO (2003)
Ano de Edição / Impressão / 2010
Número Páginas / 400
ISBN / 9789722041454
Editora / DOM QUIXOTE

GRITOS DO PASSADO (2004)
Ano de Edição / Impressão / 2010
Número Páginas / 432
ISBN / 9789722043489
Editora / DOM QUIXOTE

TEIA DE CINZAS (2005)
Ano de Edição / Impressão / 2011
Número Páginas / 488
ISBN / 9789722045117
Editora / DOM QUIXOTE
Fjallbacka

AVE DE MAU AGOIRO (2006)
Ano de Edição / Impressão / 2011
Número Páginas / 408
ISBN / 9789722048095
Editora / DOM QUIXOTE

OS DIÁRIOS SECRETOS (2007)
Ano de Edição / Impressão / 2012
Número Páginas / 520
ISBN / 9789722050470
Editora / DOM QUIXOTE

A SOMBRA DA SEREIA (2008)
Fjallbacka
Ano de Edição / Impressão / 2013
Número Páginas / 472
ISBN / 9789722052559
Editora / DOM QUIXOTE

A ILHA DOS ESPÍRITOS (2009)
Ano de Edição / Impressão / 2014
Número Páginas / 496
ISBN / 9789722055123
Editora / DOM QUIXOTE

OLHAR DOS INOCENTES (2011)
Ano de Edição / Impressão / 2015
Número Páginas / 480 
ISBN / 9789722057738
Editora / DOM QUIXOTE


THE LION TAMER (2014)




DE AMOR E SANGUE - LEASLEY PEARSE



****** (6/6)



Li o 'Nunca me Esqueças' em 2009 e adorei, não sei porque é que entretanto não li mais nada desta autora.
Apetecia-me um bom romance... trouxe o 'De Amor e Sangue' da livraria, envolto num saquinho brilhante (blhac!)
Este livro é apaixonante!

'...é um retrato de uma mulher formidável que não se deixa vencer pelo fosso entre classes, pelas amarras do passado...'

Leva-nos de 1832 a 1855, ao longo de 662 páginas cheias de emoções variadas e deixa-nos com vontade de ler mais...

Aconselho esta leitura!! Um excelente livro para qualquer ocasião!

Boas leituras!

10 fevereiro 2016

O OLHAR DOS INOCENTES - CAMILLA LACKBERG


****** (6/6)


Eu sei que pode parecer exagero, mas os livros desta autora merecem as 6 estrelas dentro do estilo!!
Pela continuidade, pelos laços que criamos com as personagens... enfim, 6 estrelas!! Adoro e espero ansiosamente pelo próximo!

A ILHA DOS ESPÍRITOS - CAMILLA LACKBERG


****** (6/6)

A SOMBRA DA SEREIA - CAMILLA LACKBERG


****** (6/6)

OS DIÁRIOS SECRETOS - CAMILLA LACKBERG


****** (6/6)



AVE DE MAU AGOIRO - CAMILLA LACKBERG


****** (6/6)

TEIA DE CINZAS - CAMILLA LACKBERG


****** (6/6)

06 fevereiro 2016

MALDITO KARMA - DAVID SAFIER


****** (3/6)

Lembrei-me, devido à divulgação do novo livro 'Mais Maldito Karma', que li este livro em 2015. Comprei na feira do livro de Lisboa por sugestão da vendedora da Planeta.

Bem... gostei? Não! Mas... 
Dei por mim a pensar porque é que estou a ler esta estupidez?? Mas na verdade li até ao final!! Talvez para ver no que ia dar...

Portanto não leva 1 estrelinha porque acabei de ler...
Não leva 2 estrelinhas porque também não é assim tão mau!!
Dou-lhe 3 estrelas pelos momentos que me fez rir!!

Aconselho a leitura deste livro se não tiverem mais nada para ler...

GRITOS DO PASSADO - CAMILLA LACKBERG


****** (6/6)

Eu não resisto a dar as 6 estrelinhas na classificação deste livro. Pela familiaridade e envolvência com os personagens... 
Excelente leitura.

A PRINCESA DO GELO - CAMILLA LACKBERG


****** (5/6)

Antes de mais, tenho que dizer que comecei a ler Camilla Lackberg por sugestão do blog Menina dos Policiais que por sinal é excelente!! Quando me apetece um bom policial vou lá e sigo as sugestões... Portanto, obrigada pelo bom trabalho! ;)

A Princesa do Gelo é um início... um início de uma serie de policiais envolventes. Classificaria como policial/romance. Ficamos a fazer parte da família!! Acho que devem ser lidos pela ordem correcta pois apesar de cada livro tratar de um caso distinto a história envolvente tem continuação. 

Aconselho a leitura não só aos amantes de policiais, mas a todos os leitores em geral.

OS DRAGÕES DO ASSASSINO - ROBIN HOBB


****** (6/6)

Li a 'Saga do Assassino' em 2014 e deixou muitas saudades... Aconselho vivamente!!
É uma obra bem estruturada, com personagens apaixonantes que nos prendem do princípio ao fim.

Acreditem as 6 estrelas não são um exagero!!!

A JORNADA DO ASSASSINO - ROBIN HOBB


****** (6/6)

SANGUE DO ASSASSINO - ROBIN HOBB


****** (6/6)

OS DILEMAS DO ASSASSINO - ROBIN HOBB


****** (6/6)

O REGRESSO DO ASSASSINO - ROBIN HOBB






****** (6/6)
...meses, anos sem actualizar este blog!!

Vamos lá pôr o leituras em dia.