22 fevereiro 2016

JO NESBO


JO NESBO

Nasceu na Noruega em 1960. É músico, compositor, e um dos escritores de policiais mais elogiados e bem-sucedidos da Europa. Com os livros da série protagonizada pelo inspetor Harry Hole conseguiu um sucesso invejável quer no seu país de origem quer a nível internacional, recebendo elogios da crítica e do público. É traduzido em mais de 40 línguas, recebeu vários prémios literários e muitos dos seus livros atingiram os tops de vendas. Em Fevereiro de 2013 o Parlamento norueguês atribuiu-lhe o Peer Gynt Prize, que premeia uma personalidade ou instituição que se tenha distinguido na sociedade e tenha contribuído para valorizar a reputação da Noruega a nível internacional.
(Dom Quixote Editora)

Acompanho a serie 'Harry Hole' que adoro! Em Portugal começou por ser editado o 3º livro desta serie 'O Pássaro de Peito Vermelho' (D. Quixote) e foi aí que conheci Harry Hole o carismático detective 'imperfeito'... mais tarde foi publicado o 1º livro da serie 'O Morcego' que talvez por já conhecer as personagens e devido à evolução da escrita não achei que estivesse ao mesmo nível que as restantes obras. Agora, já em 2016, é editado o 2º livro da serie 'Baratas'... ainda não li!

Resumindo, a ordem correcta (que aconselho!) aqui fica:

#1 O MORCEGO
#2 BARATAS
#3 O PÁSSARO DE PEITO VERMELHO
#4 VINGANÇA A SANGUE FRIO
#5 A ESTRELA DO DIABO
#6 O REDENTOR
#7 O BONECO DE NEVE
#8 O LEOPARDO
#9 O FANTASMA

Estes livros foram leituras de 2015, a seguir e como forma de registo 'posto' cada livro classificando desde já com 6* todos... como conjunto! Porque gosto exactamente do conjunto, da continuação, da expectativa... dos laços que criamos com as personagens.

Boas leituras!



Sem comentários:

Enviar um comentário